Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Maio Ufopa discute parceria com Núcleo de Medicina Tropical da USP

Ufopa discute parceria com Núcleo de Medicina Tropical da USP

Reunião: Ufopa, Numetrop/USP, Uepa/Santarém. Foto: Maria Lúcia Morais.

A reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, e o diretor do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Waldiney Pires Moraes, participaram, no dia 20 de maio de 2015, de reunião promovida pelo Núcleo de Extensão em Medicina Tropical (Numetrop) da Universidade de São Paulo (USP). Realizada no auditório da Universidade Estadual do Pará (Uepa) em Santarém (PA), a reunião discutiu o fomento de novas parcerias visando a ampliar as ações do Numetrop destinadas à melhoria da saúde pública na região.

Participaram do encontro professores dos cursos de Medicina e Enfermagem da USP, além de representantes da Uepa, da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), das secretarias municipais de saúde da região e do projeto Saúde e Alegria. “O Núcleo está completando 15 anos e temos uma nova realidade em saúde na região que demanda novos objetivos, novos desafios”, afirma o médico Paulo Abati, que integra o Núcleo. “O grande desafio que temos hoje é aumentar as atividades do Núcleo e ter uma maior relação e interface com a Atenção Básica em Saúde na região Oeste do Pará”.

Segundo Paulo Abati, o Núcleo pretende ter um contato maior com as universidades locais no sentido de apoiar a residência médica e as graduações em saúde, principalmente nos âmbitos formativo e de capacitação de profissionais. “Estamos ofertando recursos humanos da USP para vir e oferecer capacitação em saúde”, afirma.

Para a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, a parceria com a USP, por meio do Núcleo, deverá contribuir para implantação dos cursos de Medicina e de Enfermagem na Ufopa, pois possibilitará o intercâmbio dos profissionais das áreas de saúde das duas instituições de ensino superior. “Já estamos aptos para trabalhar os arranjos de cooperação entre as universidades, principalmente na área da saúde”, afirmou a reitora, durante o encontro, ao se referir à consolidação do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e à aquisição, por meio de doação, do navio hospital Abaré. A reitora sugeriu ainda que fosse criado um grupo de trabalho, com membros das instituições presentes, visando à elaboração de um projeto coletivo de educação e saúde para o navio hospital. “O Abaré é uma das ferramentas com que todos poderão contar”, afirmou.

De acordo com o coordenador do Numetrop, Marcos Boulos, o Núcleo, implantado a partir de uma parceria entre a USP e a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, tem um potencial muito grande de formar recursos humanos, principalmente com o surgimento de novas universidades. “Quando o Núcleo surgiu em Santarém, ainda nem existia o curso de Medicina da Uepa, com o qual colaboramos. Com o início dos trabalhos da Ufopa nas áreas médicas e de enfermagem, temos todas as condições de ajudar”, afirma. “Esse é o objetivo nosso e da reitora da Ufopa: fazer um trabalho conjunto na formação de recursos humanos visando a qualificar melhor os alunos da Universidade”.

A coordenadora do Câmpus da Uepa em Santarém, Edna Ferreira Coelho Galvão, lembra que a parceria com o Núcleo surgiu a partir de um diálogo entre os professores das áreas de Medicina e de Enfermagem da Uepa e da USP sobre a viabilidade de incluir os alunos dos dois cursos nos trabalhos do Núcleo em Santarém. Outra ação viabilizada pela parceria foi a vinda, para Santarém, de alunos de graduação e da residência da USP, com o apoio dos profissionais da Uepa. “É uma parceria que tem se constituído muito positiva, não só para os alunos da graduação e residentes, como também para os nossos professores, e estamos verificando de que forma poderemos ampliar ainda mais essa parceria”.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

22/5/2015

Marcos Boulos (Numetrop), Raimunda Monteiro, Waldiney Moraes - Foto: Maria Lúcia Morais.