Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Maio Ufopa e Incra se reúnem com instituições de ensino do Oeste do Pará

Ufopa e Incra se reúnem com instituições de ensino do Oeste do Pará

Ufopa e Incra se reúnem com instituições de ensino do Oeste do Pará

Presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón. Fotos: Karen Santos.

No dia 28 de maio, estiveram presentes na Ufopa o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e instituições que desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão na região do Oeste do Pará. Coordenada pela Ufopa, a finalidade da reunião foi aproximar o Incra ao público que demanda seus serviços, colher subsídios para qualificar as ações da reforma agrária, debater alternativas para o enfrentamento da questão fundiária do País, além de expor um novo Incra, que tem lançado propostas de diálogo com a academia.

“Esse novo Incra que está nascendo através do nosso planejamento estratégico tem um caráter participativo, onde academia, movimentos sociais, funcionários e órgãos públicos sejam ouvidos. O estado do Pará é importante para o futuro do Brasil. E pela imensa dívida social que o Incra tem com a região do Oeste do Pará, resolvemos começar por aqui a implementação de projetos nas áreas de pesquisa e extensão, tendo a Ufopa como a coordenadora das instituições de ensino local. Então, estamos de mãos dadas com a Ufopa e com outras instituições de pesquisa e extensão”, afirmou a presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón.

O foco da reunião foi fortalecer as relações entre o Incra e as instituições locais, apresentar o Incra no contexto de um país contemporâneo e de desenvolvimento territorial e estabelecer parcerias que possam potencializar a ação das instituições participantes em suas missões institucionais.

No campo de ensino o Incra já possui o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), na extensão o Instituto busca apoio de supervisão da Universidade para fomentar os projetos de extensão rural. Na área da pesquisa a presidente solicitou apoio da academia para formular um plano de desenvolvimento territorial. Diante disso, o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão da Ufopa, Thiago Vieira, declarou que “a Ufopa está aberta para propor novas propostas, não podemos andar sozinhos, precisamos de parcerias em vista de projetos de assessoramento dos diferentes atores que trabalham na região”.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/Santarém), Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), Fundação Esperança eram algumas das instituições de ensino presentes na reunião, que foi finalizada com o compromisso, firmado entre as instituições, de fortalecer o diálogo e propor novos projetos com o Incra.

Karen Santos - Comunicação/ufopa

29/5/2015