Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Maio Ufopa promove eventos sobre Agronomia e Agroecologia

Ufopa promove eventos sobre Agronomia e Agroecologia

Abertura da 1ª Semana de Agronomia e 1º Workshop de Agroecologia. Foto: Maria Lúcia Morais.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza, em Santarém (PA), dois eventos voltados para as Ciências Agrárias: a 1ª Semana de Agronomia e o 1º Workshop de Agroecologia, ambos promovidos pelo curso de Agronomia e pelo Centro Universitário e Cultural de Agronomia (Cuca). Destinados a discentes, professores, produtores rurais e profissionais da área, os eventos acadêmicos prosseguem até sexta-feira, dia 15 de maio de 2015, na Unidade Tapajós, com minicursos, conferências, palestras e debates voltados à agricultura regional sustentável.

Esse é o primeiro evento promovido pela Agronomia e visa a trazer as discussões da Agroecologia para dentro do curso”, explica a coordenadora do Bacharelado em Agronomia, Maria Lita Padinha Corrêa. De acordo com a professora, a Agroecologia representa uma agricultura sustentável, que une o saber local às técnicas científicas. “É com muita satisfação que realizamos os dois eventos que, além de trazerem conhecimento extra para os nossos alunos, introduzem o conceito de Agroecologia à produção agrícola da região”, afirmou a professora durante a abertura dos eventos, ocorrida no dia 13 de maio de 2015.

A cerimônia também contou com a participação da diretora do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Elaine Pacheco de Oliveira; da vice-diretora do Ibef, Lia Melo; do presidente do Cuca, Ricardo Patresi; e da diretora de Extensão, Helionora da Silva Alves, representando a Reitoria e a Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce). “O desafio atual dos futuros agrônomos é o de levar os avanços tecnológicos e científicos aos pequenos produtores rurais. Por isso, as semanas acadêmicas devem sempre buscar temas relevantes e inovadores”, afirmou a diretora do Ibef durante a solenidade.

Ecoeficiência - O professor Christoph Gehring, que coordena o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ministrou a conferência de abertura sobre a intensificação agroecológica na agricultura familiar. “Existe uma ligação direta entre degradação do solo e a pobreza rural”, afirmou o professor, referindo-se ao “círculo vicioso da degradação do solo”, que ocorre tanto na agricultura itinerante, com sua cultura do fogo, quanto na mecanização agrícola que, em áreas como a Amazônia, com altos índices de chuvas, pode resultar em uma degradação permanente do solo. “No Maranhão temos graves problemas de degradação do solo tanto nas roças de toco quanto nos pastos extensivos”.

Segundo o professor, o maior desafio hoje para a agricultura familiar é atingir a “ecoeficiência”, ou seja, “produzir mais, com menos recursos”. “Temos que sair da agricultura tradicional, modernizá-la, mas não da forma clássica, convencional”, afirma. “A Agroecologia tem como lema que cada lugar e produtor são diferentes. Por isso dá preferências aos recursos locais e à diversidade elevada, visando à redução dos riscos biológicos e de mercado”.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

15/5/2015

Prof. Christoph Gehring (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA).

Auditório da Unidade Tapajós durante a abertura do evento. Fotos: Maria Lúcia morais.