Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Ufopa forma primeiras turmas do Parfor em Itaituba

Ufopa forma primeiras turmas do Parfor em Itaituba

Prof. Thiago Vieira outorga grau à aluna Roseli da Silva. Foto: Renata Dantas.

Mais de 70 professores dos municípios de Itaituba, Jacareacanga e Aveiro receberam, na última quinta-feira, 19, durante solenidade de colação de grau, seus diplomas pela conclusão dos cursos de ensino superior que cursaram através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Os docentes integram as primeiras turmas do Parfor implantadas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em oito municípios da região. Os alunos ingressaram no ano de 2010 e graduaram-se em quatro cursos: licenciatura em Pedagogia e licenciaturas integradas em História e Geografia, Matemática e Física, e Letras Português/Inglês.

A cerimônia de formatura foi realizada na escola Raimundo Pereira Brasil, em Itaituba, e foi presidida pelo pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão da Ufopa, Prof. Thiago Vieira – na ocasião representando a reitora da Universidade, Profa. Raimunda Monteiro. Também participaram a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes; a coordenadora geral do Parfor na Ufopa, Profa. Ednéa Carvalho; o coordenador do Parfor da Ufopa em Itaituba, Fabiano Muller; e a secretária municipal de Educação de Itaituba, Uzalda Miranda.

Seu Francisco Carneiro, de 65 anos, foi um dos formandos a receber o diploma em Pedagogia. Exercendo a profissão da docência há mais de 30 anos, era o aluno mais velho da turma e concluiu sua primeira graduação. Natural do Maranhão, onde trabalhava na roça, ele chegou ao Pará com pouco mais de 30 anos de idade. “Tive problemas de saúde, mas resolvi fazer o curso, mesmo que estes fossem meus últimos anos lecionando. Aprendi muita coisa, foi gratificante. Temos que melhorar a situação do educando”, avalia o professor.

“É um ganho para nossa cidade, a gente sabe a luta desses professores, a batalha deles para conciliar o tempo deles com a sala de aula e com a família. É um momento de celebração”, ressaltou a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes.

Vinda de Miritituba, Dona Ildeni Cadete tem 58 anos e há 25 trabalha na Escola da Integração Nacional. “Meu sonho era estudar Pedagogia e agora consegui realizar”. Conhecida como “Baixinha”, ela conta que já fez de tudo um pouco: “Já fui tudo. Já trabalhei de doméstica, depois arrumei serviço na loteria esportiva... Sempre trabalhei para criar meus filhos sozinha. Quando comecei a trabalhar como professora, não tinha o magistério. Fui estudar o magistério depois, já através do projeto Gavião. Mas tinha muita vontade de fazer uma faculdade. Só que não tinha condições. Quando houve essa oportunidade do Parfor, aproveitei. Nunca faltei um dia de aula”, arremata a professora, uma das mais aplaudidas pelos colegas no momento da entrega dos diplomas.

Para a coordenadora geral do Parfor na Ufopa, Profa. Ednéa Carvalho, a formatura dos professores representa um marco do compromisso da Universidade com a qualificação dos professores da região. “Isso faz com que a educação básica melhore no estado inteiro. Esperamos futuramente receber na Universidade os alunos formados por esses professores. Esses professores representarão uma melhora significativa na qualidade da educação básica na região Oeste e no estado do Pará”, enfatiza Ednéa.

Sobre o Parfor - É o resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de instituições federais de educação superior (IFES) e das secretarias de Educação dos estados e municípios. O Parfor tem a missão de formar professores que não têm formação adequada, como aqueles que ministram aulas de disciplinas diferentes da de sua formação ou que não têm o diploma de graduação.

Na região Oeste do Pará, o programa é desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com as secretarias de Educação dos estados e municípios. O Parfor/Ufopa iniciou-se em 2010 e, atualmente, está presente em oito municípios da região Oeste do Pará - Alenquer, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém -, atendendo a mais de três mil alunos em quatro cursos de licenciaturas integradas (Biologia e Química, Geografia e História, Matemática e Física e Letras Português/Inglês), além de Pedagogia na modalidade presencial.

Renata Dantas - Comunicação/Ufopa

24/3/2015

Momentos da formatura do Parfor/Ufopa em Itaituba. Fotos: Renata Dantas.