II SCT defende fontes alternativas de energia
Crise e as vantagens do sistema de energia solar fotovoltaica foram temas da abertura da II Semana de Ciência e Tecnologia (II SCT) de Santarém.
Profissionais, estudantes, docentes e pesquisadores da Ufopa e de outras instituições de ensino superior de Santarém participaram da conferência que foi presidida por Roberval Santos, diretor do Instituto de Engenharia e Geociências da Ufopa (IEG). A II Semana de Ciência e Tecnologia de Santarém, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, é realizada pela empresa júnior Chronos, coordenada por estudantes e docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Um cenário do setor energético; o uso incorreto dos recursos hídricos do país; e as vantagens e incentivos para a autogeração de energia foram destaques da conferência.
O aumento da demanda por energia pelos diversos setores da economia brasileira; a industrialização de outras localidades fora da região Sudeste; a falta de investimento em transmissão, distribuição e conservação de energia; e a lenta mudança no comportamento do consumidor foram alguns dos aspectos abordados num cenário levantado pela Profa. Cicita Adad, que abriu os debates.
Em linhas gerais, o cenário é o seguinte: ineficiência do sistema gerador e a escassez de oferta de energia têm gerado um déficit de 20% para as empresas geradoras. “Essas empresas têm amargado esse prejuízo, pois elas têm comprado energia muito mais cara para cumprir e garantir os contratos e isso ainda não foi repassado para o consumidor”, destacou Cicita Adad quanto aos aspectos socioeconômicos da crise.
Alternativas
Para superar esse quadro crítico, o incentivo ao uso de fontes alternativas de energia pode ser uma das soluções. De acordo com o Prof. Roberval Santos, por conta desta crise energética, “a autogeração de energia, prevista na resolução 482 de 2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vem regulamentar a mini e microgeração de energia por meio da instalação do sistema fotovoltaico”, disse.
Para Astor Marino, empresário local que participou da conferência de abertura da II SCT, o sistema fotovoltaico é muito bom, mas ainda é muito caro para o consumidor. “O sistema é muito prático, mas o governo deve dar o acesso a ele, e esse acesso é financeiro. Não dá para ter um cartão para comprar eletrodomésticos, já que não terá como pagar a tarifa de energia”, acredita.
A Semana
Na avaliação de Jully Maelly Lima, estudante do 8º semestre do curso de engenharia física da Ufopa, a II SCT foi uma oportunidade de conhecer melhor o mercado de trabalho. “Aqui eu fiquei sabendo do cenário nacional e isso é muito importante para o nosso curso de graduação. Para a nossa região também é muito importante, porque futuramente estaremos atuando na região, e é um momento para troca de conhecimento, importante para o nosso desenvolvimento acadêmico e para a nossa atuação enquanto engenheiro no futuro”, ressalta Jully Maelly.
A II Semana de Ciência e Tecnologia de Santarém ocorre até o dia 23, nas três unidades da Ufopa em Santarém: Tapajós, Rondon e Amazônia. Para mais informações, visite o sítio do evento: http://chronosjr.com.br/.
Confira as fotos da conferência aqui.
Talita Baena – Comunicação/UFOPA
22/10/2015