Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Dezembro Canção "Bem-me-quer" leva o 1ª lugar no III FestUfopa

Canção "Bem-me-quer" leva o 1ª lugar no III FestUfopa

Canção "Bem-me-quer" leva o 1ª lugar no III FestUfopa

Foto: Gabriel Prado

Há uma tradição e um imaginário, um tanto quanto duvidosos, de que bons compositores e intérpretes de Música Popular Brasileira são homens. Mas foi com o intuito de mostrar que nem sempre é assim que a banda toca que a dupla Clarice Sena e Creuza Andréa Trindade arregaçou as mangas e levou o primeiro lugar na 3ª edição do FesUfopa, que aconteceu sábado, 16. O segundo lugar foi para “Prelúdio do Amor de Brincadeira”, de Nato Aguiar, e o terceiro ficou com “Encanto”, do grupo composto por Amanda Vitória, Andrew Pantoja, Jorranis Pantoja e Gerson Greyck.

Com a canção "Bem-me-quer", letra de Clarice Sena e de Creuza Trindade, servidora da Ufopa, música de Clarice, arranjo de Clarice Sena, Erikson Nunes e Éverson César, a intérprete levou, pela 2ª vez, o primeiro lugar do Festival. Como da primeira vez, Clarice fez uma mistura entre música negra, como o jazz, e música popular. O resultado não poderia ser outro: sucesso entre jurados e público.

“O que eu acho mais legal é a possibilidade de mostrar uma música mais moderna e ter uma receptividade muito boa. Pois hoje, como eu estou sempre pelos festivais por aí, a gente ainda percebe aquela crença de que música para festival, de festival, não pode ser moderna, ela tem que ser erudita, não pode ser pop, não pode ser rock, não pode ser jazz. Há muito essa crença. E eu percebo desde a primeira edição do FestUfopa uma recepção muito boa de quem propõe música experimental, com fusão de vários ritmos, uma música mais híbrida, que tem características de músicas de todo o mundo. Eu acho isso muito legal porque não alimentamos este pensamento mofado de que música de festival tem que ser só música erudita, nada contra, mas temos que alimentar a diversidade cultural que temos. E foi isso que eu vi, mais uma vez, no FestUfopa”.

Critérios de avaliação

De acordo com a organização do Festival, 21 canções foram inscritas. Dessas, 10 foram classificadas, após avaliação de quatro pareceristas ad hoc, especialistas na área musical. Heitor Martins Oliveira, da Universidade Federal do Tocantins; João Paulo Fonseca, do Instituto José Agostinho da Fonseca; Flávia Ávila Santa Rita, da Universidade Federal de Roraima; e Miguel Arcanjo de Almeida Campos Neto, da Universidade Federal do Pará, levaram em conta os critérios de letra, melodia e arranjo.

Já na apresentação deste sábado, os jurados avaliaram cinco pontos: Interpretação e Originalidade – de 0 a 15 pontos; Letra – de 0 a 20 pontos; Melodia – de 0 a 20 pontos; Arranjo e Harmonia – de 0 a 10 pontos; Reação e Interação com o Público – de 0 a 5 pontos.

Coral – Antes das apresentações das canções selecionadas para o FestUfopa, o Coral de Música da Ufopa, projeto coordenado pela Diretoria de Cultura da Ufopa em parceria com o Instituto Wilson Fonseca e com a Escola de Música da UFPA, fez mais uma apresentação.

Com 20 integrantes dentre alunos, técnicos e professores da Ufopa, o Coral de Música tem a regência do professor Miguel Campos Neto, da UFPA, e também a colaboração do professor João Carlos, responsável pelas atividades regulares do Coral. Outro grande colaborador do projeto é o professor José Agostinho Fonseca, presente em todas as apresentações do grupo, que deve manter as atividades do projeto ao longo de 2018, fazendo apresentações fora da Universidade.

Na avaliação da diretora de Cultura, Estefany Couto, como o FestUfopa objetivou estimular a cultura no meio acadêmico, estimulando a produção de músicas autorais e inéditas, valorizando a produção artística local e principalmente a cultura regional, os resultados alcançados foram positivos. “O Festival teve uma participação bastante expressiva da comunidade acadêmica, com 21 inscrições, com as mais variadas tipologias músicas, do heavy metal ao rap, e ainda toadas e carimbó. Com este vasto repertório na Instituição, a Diretoria de Cultura pretende incentivar cada vez mais a música na Ufopa e, no próximo ano, pretendemos ter mais festivais musicais, com mais participação da comunidade externa”, conclui.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

18/12/2017