Você está aqui: Página Inicial Informes Nota de Pesar: Luiz Carlos Cancellier, reitor da UFSC

Nota de Pesar: Luiz Carlos Cancellier, reitor da UFSC

A Administração Superior da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em nome de toda a comunidade acadêmica e administrativa, manifesta profundo pesar pela morte do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier.

Como gesto de solidariedade, a Ufopa entra em luto oficial de três dias, a partir desta segunda-feira, 2, e espera que na apuração dos fatos fique comprovada a inocência do reitor e que a sociedade reconheça que o país perdeu um profissional de grande valia, por toda a dedicação às atribuições do cargo e por sempre primar por uma educação de excelência.

A Ufopa deseja aos familiares, amigos e a todos que fazem parte do corpo administrativo e acadêmico da UFSC os mais sentidos pêsames e roga para que tenham serenidade na superação deste momento de profunda tristeza.

Luiz Cancellier morreu aos 60 anos de idade e tomou posse no cargo de reitor em 2016. Leia aqui a trajetória do reitor na UFSC.

Santarém, Pará, 2 de outubro de 2017.

Raimunda Nonata Monteiro

Reitora

Anselmo Alencar Colares

Vice-Reitor

Em nome das Universidades filiadas, a Andifes publicou nota oficial que reproduzimos a seguir:

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), profundamente consternada, comunica o trágico falecimento do Prof. Dr. Luiz Carlos Cancellier, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, ocorrido na manhã desta segunda-feira.

O sentimento de pesar compartilhado por todos (as) os (as) reitores (as) das Universidades Públicas Federais, neste momento, é acompanhado de absoluta indignação e inconformismo com o modo como o reitor Cancellier foi tratado por autoridades públicas ante a um processo de apuração de atos administrativos, ainda em andamento e sem juízo formado.

É inaceitável que pessoas investidas de responsabilidades públicas de enorme repercussão social tenham a sua honra destroçada em razão da atuação desmedida do aparato estatal.

É inadmissível que o país continue tolerando práticas de um Estado policial, em que os direitos mais fundamentais dos cidadãos são postos de lado em nome de um moralismo espetacular.

É igualmente intolerável a campanha que os adversários das universidades públicas brasileiras hoje travam, desqualificando suas realizações e seus gestores, como justificativa para suprimir o direito dos cidadãos à educação pública e gratuita.

Infelizmente, todos esses fatos se juntam na tragédia que hoje temos que enfrentar com a perda de um dirigente que, por muitos anos, serviu à causa pública. A ANDIFES manifesta a sua solidariedade aos familiares, à comunidade universitária da UFSC e aos amigos do reitor Cancellier. Continuaremos lutando pelo respeito devido às universidades públicas federais, patrimônio de toda a sociedade brasileira.

Brasília, 2 de outubro de 2017.