Você está aqui: Página Inicial Notícias 2011 Dezembro Oficina de produção de mudas de cuieira para artesãs santarenas

Oficina de produção de mudas de cuieira para artesãs santarenas

As artesãs de cuias da região do Aritapera, comunidade de Cabeça d’Onça (Santarém), participaram da I Oficina de Produção de Mudas de Árvores de Cuieiras realizada pelo Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) durante o mês de outubro de 2011.

De acordo com a Profa. Patrícia Chaves, coordenadora do Laboratório de Estudos de Ecossistemas Amazônicos (IBEF/UFOPA), “o intuito da oficina é capacitar as artesãs de cuias em técnicas de propagação assexuada de mudas de cuieira, tais como a estaquia, enxertia e alporquia, técnicas que possibilitam de forma mais rápida a produção de cuias, bem como a oportunidade de produzir ao longo do período de cheia da várzea, quando se usa, por exemplo, a técnica da alporquia. Com isso é possível renovar os cuiais nativos, reduzir a erosão genética da espécie e assim tornar sustentável a atividade do artesanato ao longo do tempo, de modo que a geração de renda e a preservação da biodiversidade aconteçam concomitantemente”.

A larga utilização da cuieira (Crescentia cujete), matéria-prima para a produção de cuias artesanais e utensílios domésticos, associada aos modos de produção familiar de baixa tecnologia agrícola, ameaça a sustentabilidade das plantações e, como consequência, coloca em risco também a atividade do artesanato.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA
26/12/2011