Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Setembro UFOPA inaugura novos prédios nos Câmpus Rondon e Tapajós

UFOPA inaugura novos prédios nos Câmpus Rondon e Tapajós

UFOPA inaugura novos prédios nos Câmpus Rondon e Tapajós

Prédio do ICED no Câmpus Rondon - Foto: Maria Lúcia Morais

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) inaugurou neste domingo, dia 29 de setembro de 2013, em Santarém (PA), o novo prédio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), que tem como objetivo formar educadores comprometidos com a realidade amazônica. “O ICED é o maior instituto da UFOPA em número de estudantes e de professores e é o único que possui cursos em todos os câmpus de nossa área de abrangência”, afirmou a diretora do ICED, Solange Ximenes, durante a solenidade de inauguração.

Situado no Câmpus Rondon, no bairro do Caranazal, o prédio, com quatro pavimentos, possui 4.300 m² de área construída, contendo 12 salas de aula; três salas de professores com 72 estações de trabalho e dez saletas de orientação; além de diversos laboratórios de ensino e de pesquisa, como de Biologia, Química, Física, Línguas, Informática, entre outros. “Todas as salas de aula são climatizadas, com aparelhos de multimídia. O prédio também atende às normas de segurança e de acessibilidade”, explica Solange Ximenes. No quarto andar funcionam a direção e a gestão administrativa do Instituto, além das salas das coordenações dos cursos e programas do ICED.

Homenagens – Durante a solenidade, a Administração Superior da UFOPA prestou homenagem ao servidor Eduardo Dionísio Pamplona da Silva, primeiro prefeito do Câmpus Rondon, falecido este ano, com uma placa em reconhecimento pela “total dedicação, desprendimento e sua valiosa contribuição à instituição e, especialmente, ao empreendimento de engenharia na construção do prédio do ICED”. “Deixaremos esta placa em homenagem a um grande amigo comprometido com este projeto”, afirmou o pró-reitor de Ensino de Graduação, José Oliveira Aquino.

Atendendo também à solicitação de docentes, a direção do ICED manteve, no novo prédio, a homenagem dada ao estudante Edil Salomão, do extinto Câmpus de Santarém da UFPA, que faleceu durante o curso, atribuindo seu nome a um dos auditórios.

PCT Tapajós – Após a inauguração e a visita ao novo prédio do ICED, a reitoria da UFOPA realizou a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós (PCT-Tapajós), situado na área do Câmpus Tapajós, no bairro do Salé. A solenidade contou com a presença do prefeito de Santarém, Alexandre Von; do secretário especial de Estado de Promoção Social, Alex Fiúza de Melo; da diretora do PCT Tapajós, Patrícia Chaves; além de diversas autoridades e participantes do VI Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a diretora do PCT Tapajós, Patrícia Chaves, o Parque irá ofertar, para empresas e cooperativas da região, serviços tecnológicos voltados para seis eixos principais: beneficiamento de hortaliças e frutas; beneficiamento do pescado; produção de fitoterápicos; processamento de óleos vegetais; biotecnologia animal com ênfase para a inseminação artificial; e produção de energias renováveis para comunidades rurais.

Durante a solenidade, Alex Fiúza de Melo informou que o Governo do Estado vai custear as obras de infraestrutura do PCT Tapajós, que deverão ser realizadas até o próximo ano. “Há um grande desafio para a UFOPA: desafio de repensar esta região e município, sobretudo em face às mudanças”, afirmou Fiúza em seu pronunciamento.

Criado no âmbito do Programa de Parques de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, o PCT Tapajós está sendo implantado em parceria com a UFOPA, que cedeu parte da área do Câmpus Tapajós para sua instalação. A iniciativa já conta com recursos financeiros de órgãos como Ministério da Integração Nacional, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, SUDAM e SECTI.

Pesquisa – O reitor da UFOPA, José Seixas Lourenço, também inaugurou o conjunto de laboratórios de pesquisa do Câmpus Tapajós. Recém-reformado, o prédio abriga os laboratórios de Geologia, Solos, Microbiologia, Biotecnologia, Fitopatologia, Química, Entomologia, Microscopia, Farmacologia e Farmacotécnica.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA

1º/10/2013

 

Sala de trabalho de professores no novo prédio do ICED - Foto: Maria Lúcia Morais

 

Reitores da UFOPA e UFRA na solenidade de inauguração dos laboratórios do Câmpus Tapajós - Foto: Maria Lúcia Morais