UFOPA lança curso para Conselheiros Municipais de Educação no Oeste do Pará
A região Oeste do Pará recebe, pela primeira vez, um curso do Programa de Formação Continuada de Conselheiros Municipais (Pró-Conselho), desenvolvido pelo Governo Federal, através da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). Na região, o programa tem a parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), através do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), sob a coordenação da Profa. Tânia Brasileiro, e também da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) dos Estados do Pará, Amapá e Rondônia.
O curso foi lançado em Santarém na última sexta-feira, dia 21 de novembro, no auditório Wilson Fonseca, Câmpus Rondon da UFOPA. Durante a cerimônia, Tânia Brasileiro destacou a importância do papel dos conselheiros municipais de educação para a melhoria da qualidade da educação no País. “Eles fiscalizam a qualidade do desenvolvimento da educação, são responsáveis pela transformação social que queremos, porque a mudança efetiva que sonhamos para a educação no país vem de quem está na ponta, com a mão na massa. A importância desses conselheiros é ainda maior agora, com a recente aprovação do Plano Nacional de Educação e suas metas, porque eles terão participação fundamental na criação dos planos de educação de seus municípios”.
Dos 23 municípios que compõem o Oeste paraense, 13 estão representados no curso, através da inscrição de mais de 75 conselheiros municipais ou técnicos de secretarias de educação, no caso de cidades que ainda não possuem o Conselho estruturado. Além do polo em Santarém, o programa também está sendo instalado no Amapá, atendendo a todos os 16 municípios do estado. O lançamento no polo Macapá será no dia 24 de novembro. A UFOPA também deu início à implantação do programa em Rondônia, onde, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), serão atendidos mais de 20 dos 53 municípios estaduais.
“Aceitamos o desafio que o MEC nos propôs, justamente por sermos a universidade da integração amazônica, então buscamos potencializar esse papel de integração social que a UFOPA carrega em sua essência, desde a criação”, destacou a coordenadora.
Após apresentar a metodologia e o formato do curso para os presentes, Tânia Brasileiro compôs uma mesa-redonda para debater a gestão democrática da educação, juntamente com o vice-reitor da UFOPA, Prof. Anselmo Colares, e o professor convidado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Luiz Bezerra Neto.
Sobre o curso – O curso será desenvolvido à distância, através da plataforma MOODLE. Ao longo de seis meses, estão programados três encontros presenciais. Com a oferta de 180 horas aula, o curso terá validade de uma pós-graduação lato sensu, tipo aperfeiçoamento, para aqueles alunos que já possuem o ensino superior completo. Para os que têm nível médio, valerá como curso de extensão.
Renata Dantas - Comunicação/UFOPA
24/11/2014
Fotos: Renata Dantas.