Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Dezembro Ufopa tem primeira doutora em educação pelo Dinter

Ufopa tem primeira doutora em educação pelo Dinter

Momento de assinatura da ata de defesa após aprovação da Tese. Foto: Acervo Dinter/Ufopa.

No dia 11 de dezembro, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ocorreu a defesa de tese intitulada "As Vivências de Educação Ambiental nas Escolas Públicas e as Políticas Públicas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação em Santarém, Pará, Brasil", de autoria da professora Maria Mirtes Cortinhas dos Santos, aluna do Doutorado Institucional (Dinter) entre Unicamp e Ufopa.

A tese de Maria Mirtes Cortinhas dos Santos apontou a trajetória da política da educação ambiental brasileira embasada na Abordagem de Análise da Implementação: "forward mapping" e "backward mapping" de Richard Elmore (1980) e as vivências da educação ambiental no espaço de seis escolas da rede pública municipal de ensino em Santarém (PA). Ao término da avaliação da banca, a professora Mirtes Cortinhas fez uso da palavra e agradeceu aos idealizadores do Programa Dinter na Ufopa, Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares e Profa. Dra. Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, ao seu orientador, Prof. Dr. Luis Enrique Aguilar, e à coorientadora, Profa. Dra. Maria de Fátima Matos de Souza.

O Dinter Unicamp/Ufopa teve início em 2012 e foram selecionados 20 docentes, sendo 18 da Ufopa e 2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Deste total, 17 permaneceram vinculados ao Programa e já ocorreram duas defesas de tese. A primeira foi da professora Margarida do Espírito Santo Cunha Gorgo (IFPA). Mirtes Cortinhas dos Santos tornou-se a primeira doutora da Ufopa. Os demais doutorandos já se encontram todos qualificados e até agosto de 2016 ocorrerão as defesas de tese. Ainda no próximo ano a Ufopa terá mais 15 doutores em seu quadro docente.

Comunicação/Ufopa – com informações da Coordenação do Dinter/Ufopa

14/12/2015