Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Novembro CFI realiza Avaliação Final de Formação 1

CFI realiza Avaliação Final de Formação 1

Alunos durante a AFF 2012

Cerca de mil e duzentos alunos regularmente matriculados na Formação Interdisciplinar I da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) estavam inscritos para realizar a Avaliação Final de Formação 1 (AFF 1), neste sábado, 10. A prova marca o encerramento dos módulos que correspondem ao primeiro semestre letivo da universidade e é um dos elementos que compõem o modelo acadêmico interdisciplinar da UFOPA, no qual todos os alunos que ingressam na instituição frequentam a referida formação.

Composta de trinta questões objetivas baseadas nos textos obrigatórios dos módulos de Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (SND); Origem e Evolução do Conhecimento (OEC); Estudos Integrativos da Amazônia (EIA); e Lógica, Linguagem e Comunicação (LLC), a prova – que teve duração de três horas – corresponde a 30% da nota final do semestre. Os outros 70% são atribuídos pelo professor aos trabalhos realizados ao longo do semestre. A totalização da nota compõe o Índice de Desempenho Acadêmico (IDA) de cada aluno. Esse índice garante o acesso aos institutos temáticos a partir do segundo semestre.

"Esta avaliação final de formação objetiva, em primeiro lugar, não só testar o grau de conhecimento dos alunos acerca dos conteúdos lecionados ao longo do semestre, mas também é uma tentativa de equilibrar as notas entre esses alunos. Explicando melhor: como temos no CFI, a cada semestre, 24 turmas, os módulos são trabalhados por diferentes professores, e cada um tem a sua forma própria de avaliar. As notas dos alunos compõem o IDA, que dá acesso aos institutos. Por isso, eles precisam estar em igualdade de condições nas avaliações, daí a importância da AFF", explicou a diretora do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI /UFOPA), Profa. Fátima Matos. Cada aluno pode optar por até três institutos. Quanto maior o seu índice de desempenho acadêmico (IDA), maior a possibilidade de ficar com a primeira opção de instituto.

Hauegleton Braga Sarmento fez a prova numa sala especial por causa do problema de baixa visão. Uma professora do CFI leu a prova para ele. Outros 17 alunos da Igreja Adventista do Sétimo Dia também realizaram a prova em sala especial. Como consideram o sábado dia sagrado – eles só podem realizar tarefas a partir do pôr do sol –, decidiram esperar uma hora para iniciar a resolução das questões. "Não somos obrigados pela religião a fazer isso, mas cumprimos a tarefa de guardar os sábados porque acreditamos ser esse um dia sagrado. Isso está na Bíblia", afirmou Fagner Riceli Santos, 19 anos, referindo-se ao direito que tem à liberdade religiosa.

Edemar da Mota Pereira, 20 anos, não conseguiu ter acesso ao local de prova. Chegou depois das 17h, quando os portões já estavam fechados. "O ônibus demorou", explicou ele, que vai tentar uma vaga no curso de Pedagogia do Instituto de Ciências da Educação (ICED). "Agora é seguir em frente". Ele disse que vai tentar recorrer para não ficar com zero na avaliação.

De acordo com nota da PROEN, poderão ser interpostos recursos até as 18 horas de amanhã, 14, por meio de formulário específico, disponível AQUI.

Confira o gabarito com as respostas.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

13/11/2012

Aluno faz a AFF em sala especial.